segunda-feira, 8 de abril de 2013


Comunidade-Escola

Como compreender a necessidade de estudar sobre o entorno escolar para trazer a família para a sala de aula


Priscila Corrêa Guedes


      A cidade é o berço da produção de uma comunidade o referencial para tudo o que é produzido. Independente de seu tamanho ou potencial segue como referencia de sua população pois muitos não conhecem outros lugares a não ser sua cidade natal. Sabendo-se que dependendo do tamanho, da população e da renda se define o diferencial de cada cidade-comunidade, compreende-se que a sociedade transforma a cada dia essa comunidade.
    Se analisarmos o surgimento de uma comunidade seus pioneiros, os primeiros locais comuns, os comércios do local na época de sua fundação , com a visão atual veremos como aquele grupo social se modificou e modificou o local ao longo do tempo, formando registros que a identificam deferencialmente de outras comunidades próximas.
Minha comunidade formou-se com o desmembramento de uma fazenda, portanto foi fundada por herdeiros que aos poucos venderam lotes de suas terras para estranhos deixando assim de ser somente um condomínio familiar para se tornar uma comunidade aos poucos surgiram os comércios, a escola e a história dessa comunidade.
      Porém quando falo da minha comunidade e do levantamento iconográfico feito por mim referente a ela ponho-me a pensar sobre comunidades como as de um assentamento de sem terras que formam sua comunidade, ou seja, seu referencial e em um certo período lhes é usurpado o direito a terra, e os índios que como dizem os livros didáticos são os primeiros moradores desta terra acabam tendo que ceder espaço para fazendeiros gananciosos ou por motivos de desmatamento acabam tendo que abandonar sus comunidades pela lei de sobrevivência, acabando assim a história desta comunidade.
     Lembro-me das enchentes de anos anteriores que destruíram comunidades inteiras acabando não só com a história da comunidade mas também com a história de toda uma família pois muitos não conseguem salvar sequer uma foto que recorde sua infância.
   Compreendendo estas frações de histórias se inteirando ao meio é que o educador conseguirá compreender a necessidade de sua comunidade escolar, fazendo o levantamento iconográfico, entrevistando moradores, alunos e outros professores e utilizando-se disto para seus planejamentos com projetos que interajam com a comunidade, fazer com que a comunidade adentre os portões da escola e auxilie na formação dos educandos sendo uma comunidade urbana ou rural. Pois quando a comunidade entra na escola principalmente da zonal rural a menos evasão escolar pois os pais estão sendo co-participantes da formação de seus filhos fortalecendo assim o vínculo escola-comunidade, comunidade-escola. 
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Baseado em:

GANDARA Edgar Ávila,  NASCIMENTO Diego da Luz; A cidade como palco da vida: as relações do poder no espaço da comunidade escolar 

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