domingo, 7 de abril de 2013


Histórico da escola

A Escola Estadual de 1º Grau " Cândida Fortes Brandão", foi criada pelo Decreto nº 4520 de 21/05/1930, com o nome de Grupo Escolar Alto dos Loretos, instalado a 26/05/1930, com sede na Avenida Brasil, Cachoeira do Sul - RS, com aproximadamente 200 alunos.
Passou a chamar-se Grupo Escolar " Cândida Fortes Brandão", por Decreto nº 157 - Diário Oficial de 16/10/1940, em homenagem à ilustre professora cachoeirense, jornalista e literata.
Em 10/10/1941 passou a localizar-se à rua Senador Pinheiro Machado, 2343, no Alto dos Loretos, com classes do 1º ao 5º ano.




As demais séries e cursos existentes na Escola foram criadas a partir de 1972. Nossa escola passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau "Cândida Fortes Brandão" pelo então governador Sinval Guazzeli.
De 1974 a 1995 funcionou o Curso Supletivo de 1º Grau.
Em 28/01/1976 foi criado o Grêmio Estudantil "santos Dumont".
Em 04/09/1979 foi assinado um convênio com o MEC e UEB (União dos Escoteiros do Brasil) para difundir o escotismo na escola. A escola aderiu ao convênio e foi fundado o Grupo de Escoteiros " Sepé Tiarajú", o primeiro a ser implantando numa escola dentro do convênio MEC-UEB.


Em 14/10/1980 foi concedida autorização para funcionamento da Classe Especial de Deficientes Auditivos, que já funcionava desde 1967.
Atualmente, funciona na escola a APADA (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Auditivos),declarada de Utilidade Pública.

CÂNDIDA E A APADA

Após 70 (setenta) anos da implantação da educação de surdos no país, surge em Cachoeira do sul a primeira classe de educação especial, em sala junto ao Grupo Escolar Cândida Fortes Brandão, obtendo a concessão para o funcionamento desta classe especial somente em 14 de outubro 1980.
Já em 26 de março de 1987 foi fundada APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), com a finalidade de integrar o deficiente auditivo a sociedade. Continuando com sua sede na escola.
A APADA surgiu da necessidade de mediar a integração do aluno deficiente auditivo com o ensino normal lhes dando acompanhamento socioeducacional, hoje ela faz a preparação para Libras e atende até o quarto ano, após isto eles são incluídos em sala de aula com ouvintes.
A APADA conta uma vez por semana com um instrutor em Libras que executa atividades diversificadas com os alunos
Todos os alunos com deficiência auditiva no município recorrem a APADA para adquirirem um atendimento especializado e adequado. 


Um comentário:

  1. Oi, sou de cachoeira do sul, tenho deficiência auditiva e gostaria muito de aprender libras, uso aparelhos auditivos que melhoram muito minha audição, mas, as vezes eles estão com problemas e então não consigo me comunicar, tenho loja na AV brasil e recebo seguidamente clientes com deficiência auditiva, fico muito apreensiva e então pego papel e caneta pra eles escreverem...é como consigo me comunicar, fora as vezes que noto risinhos disfarçados, fico triste...quero também dizer que tenho 2 aparelhos auditivos para doação, são antigos, mas, talvez ainda possam ajudar 2 pessoas, uma vez falei com o Benemídio sobre aprender libras e ele me mandou ir até a escola Cândida, cheguei lá toda feliz e me disseram que não poderiam me ajudar, pois não fazia parte da escola, eu falei que gostaria de colaborar como voluntária, também não deu certo. Ficarei muito feliz se puder colaborar com a APADA e em troca aprender libras agradeço de todo o meu coração, muito obrigada. Marilene, 98439863, 81052441 ou 37228575. Estou mandando pelo email da minha filha, mas pode responder que ela me mostra.

    ResponderExcluir